Super Aventuras é uma série animada japonesa, produzida em 1976 pela Dax Internacional. Seu nome original é Manga Sekai Mukashi Banashi. Na Itália, foi chamada de Le Piu Belle Favole del Mondo.Os episódios não possuem ligações entre si pois cada um traz um conto ou uma fábula com personagens variados.
No Brasil, a série animada ganhou uma "roupagem" especial, que proporcionou que seu título fosse mostrado em português, como mostra a figura ao lado. Foi exibida pela Rede Manchete em 1984 e pela TV Cultura em 1989.
Cada conto tem duração de 10 minutos, sendo que alguns possuem mais de uma parte. A abertura traz uma garota correndo atrás de um balão, passando por vários cenários e situações, referenciando o nome do desenho.
Um dos pontos altos de Super Aventuras é a narração mágica das histórias. A espetacular voz da narradora Neyda Rodrigues, já falecida, faz lembrar os antigos disquinhos coloridos em vinil que tocavam o coração das crianças, com ensinamentos que valorizavam a amizade, o amor, a alegria e a confiança ao próximo. Há também episódios assustadores e dramáticos, que provocam calafrios e muita pena.
Alguns dos contos: "O Quebra Nozes", "A derrota", A Flor-Cosmos", "A Princesa e a Espinha-de-Peixe", "Drácula", "Frankenstein", "O Príncipe e o Pobre", "O Rei Tubarão", "Na Cova dos Leões", "São Bernardo".
Foram produzidos 124 episódios mas, provavelmente, nem todos exibidos no Brasil. As cenas da abertura do desenho, por exemplo, não apareceram em nenhum conto. A dublagem é da Telecine, com distribuição da Network.
Algumas sinopses
"A Flor Cosmos" - Uma pobre menina órfã perde todos seus bens materiais para conseguir colher a linda flor "cosmos" para enfeitar os túmulos de seus pais. No final emocionante, a menina, nua por ter dado até suas roupas pra conseguir chegar ao seu destino, recebe uma chuva de flores, que a cpbre como um vestido. No céu, a imagem de seus pais é formada em agradecimento.
"A Derrota" - Coelho esperto escapa de ser devorado pelo destemido tigre da floresta ao oferecer bolos de arroz por sua vida. O tigre aceita, mas ao invés de bolos o coelho tosta pedras, que causam queimaduras em sua garganta. No reencontro dos dois, o coelho oferece mil peixes em troca de sua vida. Temendo ser enganado novamente, o tigre o amarra numa árvore e coloca seu rabo no lago para conseguir os peixes, seguindo instruções do coelho. A noite cai e o lago vai congelando. Logo o tigre fica com o rabo preso no lago e o coelho escapa feliz.
Cena do episódio "Drácula"
"Drácula" - Sharon é a única sobrevivente de um acidente de percurso na região da Transilvânia. Ao acordar, encontra-se na casa do vampiro Drácula. O jovem Chistopher, filho de Drácula, apaixona-se por Sharon e prefere morrer ao ver sua amada transformada numa vampira.
"A Princesa e a Espinha de Peixe" - Rei obriga um simples camponês a curar sua filha, que durante o almoço engoliu uma espinha de peixe, ficando entalada na sua garganta. Caso ele não a curasse seria morto. Como não era médico fez diversas tentativas até que teve uma idéia e fez cócegas com uma pena no nariz da princesa. Ao espirrar a espinha acabou saindo. A fama do camponês fez com que um batalhão de pessoas humildes ficasse na porta do palácio pressionando o rei para serem curados de seus males como, por exemplo, dores nas pernas, cegueira, etc. O rei obrigou o camponês a curar a população e ele, morrendo de medo de ser massacrado tanto pelo rei quanto pelo povo, teve uma idéia: disse em voz alta que sabia produzir um remédio que curaria todos os males, só que para isso precisaria de cinzas humanas. Para não ser injusto - pois teria que matar uma pessoa - resolveu escolher a pessoa que estivesse "nas últimas". A cena mais engraçada desse conto é quando o camponês aponta para as pessoas dizendo que foram escolhidas para serem mortas. Uma velhinha arregala os olhos dizendo que ocorrera um milagre e que estava enxergando, o velhinho soltou a bengala e começou a dançar dizendo que já era capaz de andar... Todos fugiram do local para não se transformar em cinzas. O camponês é claro, foi premiado pelo rei por ter conseguido "curar" tão rápido uma multidão.
"O Quebra-Nozes" - Uma menina órfã (Clara) criada por seus tios vê no boneco Quebra-Nozes seu príncipe encantado. Na noite de Natal, ratos invadem a casa e o boneco e outros brinquedos começam um duelo para proteger Clara. Para ajudar seu boneco Quebra-Nozes que é atacado, a menina acerta seu chinelo no "rei dos ratos". Este se vinga levando-a ao seu "Mundo dos Sonhos", onde seus pais falecidos reinam e a mesma é uma menina com uma maldição. Clara não aceita que seu mundo dos sonhos, onde se refugiava, esteja ruim. Seu boneco Quebra-Nozes quebra a maldição, mas o rei dos ratos, insatisfeito, crava sua espada em Clara. Quando acorda, Clara se conforma com seus tios que tudo não passou de um sonho. Porém quando é apresentada ao filho do amigo de seus tios tem uma surpresa: Clara visualiza no menino, seu Príncipe Quebra-Nozes.
Cena do episódio "Frankenstein"
"Frankenstein" - O Dr. Frankenstein cria um monstro de mais de dois metros de altura que após matar seu criador, sai perambulando pelas aldeias. Todos que cruzavam seu caminho e mostravam o medo que sentiam ao encontrar o monstro, eram mortos. Até que Frankenstein encontrou uma pequena garota simpatizou com a figura do monstro. Imediatamente, "Frank" adotou-a e a levou para um casarão, a passeio. A pequena, pediu ao monstro que fosse colher flores, afim de lhe oferecer. A garotinha ficou no casarão aguardando o monstro e enquanto isso, caçadores estavam atrás de "Frank". Acabaram encontrando pegadas que os levaram ao casarão, onde decidiram atear fogo. Assim, o monstro abandonaria o recinto e seria alvejado pelos caçadores. Mal sabiam eles que a garotinha corria perigo. O monstro, vendo sinais de fumaça, corre para salvá-la e é alvejado pelos caçadores. Ferido, ele resiste e só morre quando consegue retirar a garotinha de dentro do casarão.
"O Coelho e a Manteiga" - Coelho engana os animais da floresta. O urso, o macaco e o elefante estavam discutindo como deveriam dividir uma deliciosa manteiga. O coelho interviu, dizendo que seria melhor deixá-la dentro de um balde que seria colocado no lago para que, no dia seguinte, ficasse fresca e mais saborosa. Os bichos, que não confiavam no coelho, imaginaram que o coelho estava mal-intencionado. O coelho, claro, afastava a desconfiança dos colegas. Quando todos estavam dormindo, o coelho foi até o lago, pegou a manteiga e passou um pouco nos lábios de cada bicho. Em seguida comeu tudo sozinho. De manhã quando os bichos perceberam que a manteiga não estava na balde começaram a brigar uns com os outros pois estavam com a boca suja. O coelho ficou de fora da briga pois sua boca não estava suja. Somente quando os bichos olharam seus reflexos no lago é que viram que foram enganados pelo coelho. Este, porém, já estava bem longe.
Agradecimentos: Gianni Pinotti e Adriano José , colaborador do RetrôTV.